Lançamento Múltiplo Caixa de Pandora: Marcela Cantuária

Marcela Cantuária, Urutu, 2022. Impressão digital em mdf e em papel couchê laminado, douração e hotstamping, 42 x 37 x 7 cm. Edição 20 + 5PA © Bruno Leão
A última edição do projeto Caixa de Pandora aconteceu no final do ano passado e constituiu a primeira individual da artista carioca Marcela Cantuária em São Paulo. Na exposição Esperança Equilibrista, foram apresentadas, entre outros trabalhos, dezoito pinturas que fazem parte do projeto autoral Oráculo Urutu, desenvolvido em parceria com o fotógrafo Pedro Garcia.
"Urutu'' é um oráculo desenvolvido a partir da seleção instintiva de fragmentos poéticos de obras brasileiras da literatura, poesia, música e artes visuais. A escolha dessas produções simboliza diferentes épocas e regiões do país em expressões textuais que se tornaram quase patrimônios culturais do Brasil.
Composto por 38 cartas/pinturas, 'Urutu' funciona sem os arquétipos tradicionais, e sim com uma tela em branco de possibilidades. Assim como a serpente que "morde aos botes" – como diz a origem de seu nome em Tupi-Guarani – cada obra oferece a oportunidade de mergulhar em um universo de sentimentos e emoções e retornar com respostas a questionamentos mais profundos, trazidos por nossa poesia interior.”

Pedro Garcia

Para encerrar mais uma edição, a Kura, em parceria com a galeria Carbono, anuncia o lançamento do múltiplo Óraculo Urutu. Essa colaboração foi desenvolvida para a edição de múltiplos da Caixa de Pandora: trata-se de uma obra que é um desdobramento do projeto de intervenção de um artista contemporâneo dentro da Coleção Ivani e Jorge Yunes. O múltiplo é um registro do projeto, produzido exclusivamente como uma extensão da exposição temporária para morar definitivamente em outras coleções.
Saiba mais.

Compartilhar

Whatsapp |Telegram |Mail |Facebook |Twitter